segunda-feira, 30 de janeiro de 2012


Swallow Sidecars o antepassado da Jaguar


Prosseguindo com a história começada em o(s) criador(es) da marca Jaguar, vamos agora falar do antepassado desta grande marca, desta forma aconselho vivamente a leitura daquele que foi um dos primeiros posts.

Tudo começou com William Walmsley numa garagem de Blackpool (Inglaterra) onde ele contava com ajuda de sua irmã e sua esposa.
Inicialmente era um hooby lucrativo depois se tornou num verdadeiro negócio, pois Walmsley projectou e construiu sidecars aproveitando-se de excedentes de motocicletas do exército.
A Swallow Sidecars Company só nasceu verdadeiramente em 1922 quando um cliente entusiasta tornou-se seu sócio.
Com um capital de 1.000£ (libras), numa garagem em Bloomfield Road, Blackpool a empresa rapidamente começou a dar nas vistas pois o design desportivo e a aparência de um mini dirigível Zeppelin marcava fortemente a diferença se compararmos os sidecars da época com os sidercars do antepassado da Jaguar.
Sem surpresas, as vendas começaram a aumentar exponencialmente e em 1926 a estreita garagem de 12 trabalhadores tornou-se numa fábrica agora com 30 trabalhadores e novas instalações ainda em Blackpool, tudo isto devesse em grande parte ao grande espirito empresarial, estilo inconfundível, mente sonhadora e carácter ambicioso do cliente que se tornou sócio, Sir William Lyons.

William Walmsley


O caminho da empresa começou a mudar, passando a fazer carroçarias para carros, mas mantendo a produção dos sidecars e em 1927 o Austin Seven Swallow é apresentado ao público e um novo nome surge, Swallow Sidecar and Coachbuilding Company (Swallow Sidecars e carroçarias companhia).
Sendo que a maior parte das receitas da empresa provinham do negócio com os carros em 1931 são introduzidos os primeiros SSI e SSII e a empresa volta a mudar de nome para Swallow Coach building Company (Swallow carroçarias companhia), enquanto isso as vendas continuavam a aumentar até a eclosão da Segunda Guerra Mundial atingindo mais de 500 por semana, sendo que em 1934 foi criado a S.S. Cars Ltd para assumir a responsabilidade exclusiva da produção de carros.
Austin Seven Swallow

Jaguar  SS One serie 1

Durante a Segunda Guerra Mundial a empresa deu um grande contributo, construindo caixas de sidecars para as forças armadas, fabrico e reparação de peças de aeronaves e produção de reboques.
O pós-guerra marcou o início e o fim, pois a parte da empresa que era responsável pela produção de sidecars a Swallow Coach building Company foi vendida a uma empresa que se chamava Helliwell Group, passando por outras mãos até os sidecars praticamente desaparecerem e finalmente a S.S. Cars Ltd muda de nome para Jaguar Cars Ltd para se evitar a conotação negativa da expressão SS que durante a segunda guerra mundial ficou associado a uma organização paramilitar ligada ao partido nazi.
E assim acabou o que era da Swallow Sidecars Company e começa verdadeiramente a grande era dos Jaguares.


Jaguar X-C75, A nova geração.


Saudações Felinas

domingo, 29 de janeiro de 2012


Escultura do Jaguar E-Type


Encontrei esta imagem nas minhas viagens pela internet para encontrar coisas interessantes sobre a Jaguar e é realmente interessante.

Esta é uma escultura do Jaguar E-Type, um dos carros mais bonitos que alguma vez foi feito, a escultura foi trabalhada por Gerry Judah, tem 175 toneladas e 28 metros de altura, para se chegar a esta beldade foi usado 500 metros de tubo de aço.


O E-Type (em cima) também é um dos carros mais famosos da Jaguar e mais tarde ou mais cedo vai ter espaço aqui no Blog do Jaguar pt.


Saudações Felinas.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012


O caminho do Jaguar C-X75 parte 3





Temos aqui no blog do Jaguar pt dois posts sobre o caminho do Jaguar C-X75, desta forma aconselho a ler (ou reler caso achar necessário) a primeira parte e a segunda parte de forma a melhor compreender toda a história deste que é o super-automóvel mais esperado da actualidade.
A ideia inicial apresentado no protótipo em Paris era um carro movido a turbinas, como foi referido na primeira parte do caminho do Jaguar C-X75, mas esta ideia futurista foi prescindida por uma nova também ela futurista e inovador, a mudança devesse a pretensão estratégica de apresentar já em 2013 o super-automóvel ao mundo sendo que seria impossível cumprir o prazo se a ideia inicial se mantivesse.
Desta forma o Jaguar C-X75 terá dois motores eléctricos, um em cada eixo, ligados a um pequeno motor a combustão com alta potencia, está combinação bombástica fará deste automóvel também um híbrido mas eléctrico, não um sofá avião mas sim um sofá foguetão.


Leia também a parte 1                   Leia também a parte 2

Sofá Foguetão(Performance)

Este autentico sofá foguetão será capaz de atingir velocidades acima dos 321,8 km/h equiparando-se aos automóveis mais velozes do mercado e ao mesmo tempo com a adopção de uma tecnologia de regeneração de energia cinética que proporcionara um funcionamento significativamente mais económica. Este Jaguar será capaz de atingir dos 0-96,5Km/h em menos de 3 segundos e dos 0-160,9 Km/h em 6 segundos.
Como se não basta-se este super-Jaguar de alto performance produzira emissões de CO2 inferiores a 99 g/km, só para termos uma noção o Lamborghini Murcielago que actualmente este em nono lugar como um dos carros mais rápidos do mundo (capaz de atingir 339,57 km/h), produz 398 g/km de CO2 para não falar do que Bugatti Veyron que ocupa o primeiro lugar dos mais velozes (429,69 km/h) que produz em média 596g/km de CO2.
Conclusão, teremos um top rápido, económico e ambientalista. O que mais se pode pedir?
Este super-automóvel será produzida em edição limitada, apenas 250 unidades viram para o mercado em valores que podem ir dês dos 700 mil a 900 mil libras (839.057-1.078.790 euros).

Design


Na sua concepção tentar-se-á ao máximo manter o design do protótipo apresentado no salão de Paris que teve grande impacto, sendo que ira cumprir todos os requisitos que o permitiram ter uma aerodinâmica de alto nível.
O director de design da Jaguar, Ian Gallum, disse “Este será um dos melhores automóveis jamais produzidos pela Jaguar. Temos de fazer alterações para poder comercializar este automóvel, mas sei que irá manter todo o impacto visual do automóvel conceptual original.”
Se tiver dinheiro não hesite, mostre o seu interesse, pois eu acho que vale a pena, vamos rezar que algum dos poucos ricos que temos em Portugal adquiram está preciosidade, pelo menos uma.
Para concluir julgo que o(s) criador(es) da marca Jaguar, se estivessem vivos ficariam com certeza felizes com um automóvel deste gabarito que será certamente um dos mais avançados do mundo em todos os aspectos.

Saudações Felinas.


Jaguar e os 50 anos do E-Type (campanha Social)

Para marcar os 50 anos do E-Type (foto em baixo) foram criados cinco esculturas a qual se deu o nome de E-Motion.

Estas esculturas foram reveladas no Dezembro do ano passado e cada uma vai custar 9.950 libras (11.926,6 euros).
O caracter importante disto tudo é que o dinheiro obtido terá como destino uma instituição de caridade criado por um ex-campeão mundial de Formula 1 (Henry Surtees Foundation).
É sempre uma satisfação ouvir notícias deste tipo ainda por mais quando é o Jaguar a tomar a iniciativa.
Saudações Felinas.


(IMPORTANTE)Vem ai O Caminho do Jaguar C-X75 parte 3, mas antes tens que ler a Primeira e a Segunda parte.


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012


Jaguar MK morse

Este ano vai haver um evento no Reino Unido chamado RB12, o objectivo da campanha é dar a volta a Grã-Bretanha em vários desafios por terra, mar e ar. Uma das seis categorias da parte terrestre é a classe clássica, disponível para corros de 1931-1970 (ver a história do Jaguar para ficar a par das datas). É nesta classe que vai haver uma participação especial, Jaguar MK2 que é muito famoso no Reino-Unido, tudo graças a uma série de televisão que é uma adaptação de um romance policial chamado inspector Morse.
O Jaguar MK2 mais conhecido por Jaguar MK morse é um carro criado em 1959, rápido elegante e cheio de charme é o automóvel da personagem principal da série já citado.



Saudações felinas.
Vem ai O Caminho do Jaguar C-X75 parte 3, mas antes tens que ler a Primeira e a Segunda parte.


domingo, 22 de janeiro de 2012


O Caminho do Jaguar C-X75 parte 2


Dando continuidade a história do Jaguar C-X75 parte 1 vamos partir para a segunda parte onde faremos um breve apanhado sobre a história dos carros movidos a turbinas que era a ideia do protótipo do Jaguar C-X75.
Decide fazer este esclarecimento porque acho que é uma história de bastante interesse para se perceber o caracter grandioso da proposta da Jaguar. Se preferirem podem começar a ler em directo ao ponto caso não gostão muito de história.

 ·         Pura História.

Dês da idade média que turbinas de água moviam moinhos, o próprio termo “turbina” é de certa forma uma referencia genérica que no fundo quer transmitir a ideia de uma roda que gira pela pressão do ar, do gás ou da água dai que a ideia de aplicação de turbinas em carros apesar de ser genial não é nada de novo é apenas a mudança da forma de aplicação.
Os primeiros carros movidos a turbina foram criados pelo Rover e pelo Chrysler.
Tudo começo com um pedido ultra-secreto do governo Britânico a grande marca Rolls Royce em 1938 depois da declaração da Segunda Grande Guerra, o pedido consistia em ajudar uma empresa chamada Power Jets Limited a por em prática um projecto brilhante de turbinas que não tinham capacidade de executar, tal pedido terá sido recusado pois a Rolls estaria muito atarefado na construção do Merlin V12 que era um motor usado naquele que se tornou o avião caça-bombardeiro britânico mais famoso da segunda guerra mundial, o Spitfire, então o governo Britânico contactou a Rover que aceitou de pronto e assim depois de algumas controvérsias entre o Rover e a Power Jets Limited nasceu em 1948 o primeiro carro movido a turbina o JET1 (foto em baixo).


Já a Chrysler em 1963 apresentaram o furor da época (em baixo).

Chrysler e sua turbina.


  ·         Directo ao Ponto

A base é formada por duas turbinas, a primeira é encarregada de comprimir o ar e empurrá-lo para uma câmara de ignição (ou "combustor") cheia de combustível. A mistura explosiva de combustível e ar se expande rapidamente para uma turbina de segundo estágio, movendo o compressor, que está girando no mesmo eixo (o primeiro estágio, usando 10% da potência gerada) e uma transmissão de uma só marcha que move o carro (segundo estágio, usando 90% da potência).”
Pontos positivos e negativos de um motor movido a turbinas.

Positivos
     1.    Simplicidade da turbina;
     2.    É menor que um motor de pistão;
     3.    Pesa menos e tem 80% menos peças;
     4.    Menos susceptível a vibração;
     5.    É movido a qualquer líquido ou gás inflamável (de álcool a óleo de amendoim);
     6.    Os gases produzidos são frios e limpos.

Negativos
     1.    Consome muito combustível

Este ponto negativo é o grande e único problema significativo dos motores desse tipo, mas o protótipo do Jaguar C-X75 em princípio ultrapassaria esse pequeno grande pormenor, vamos esperar que o projecto não se perca porque um motor movido a turbinas tem imenso potencial, mesmo a nível de velocidade, em 1959 JET1 (falamos na Pura História) era capaz de atingir uma velocidade máxima de 243km/h e se for o Jaguar a desenvolve-lo seria levar avante um passo já dado pelo felino.

Saudações Felinas

Leia também a parte 1                      Leia também a parte 3

sábado, 21 de janeiro de 2012


O Caminho do Jaguar C-X75 parte 1


O caminho do Jaguar C-X75, vai contar o percurso de um super-automóvel que começou como um protótipo e agora está a ser desenvolvido pela marca Jaguar, o post vai ser devido em 3 partes para que a leitura seja mais agradável.
Na edição de 2010 do Salão de Paris a Jaguar apresentou um modelo para celebrar os 75 anos da marca, o Jaguar C-X75.
Mais tarde a 21 de Junho de 2011 o C-X75 ganha o prémio do Automóvel conceptual mais significativo do ano, este feito foi fantástico pois a Jaguar estava a competir com finalistas com o Audi Quattro, o Mazda Shinari, o Porsche 918 RSR Hibrido.
Estamos a falar de um prémio anual norte-americano que é atribuído ao automóvel com maior probabilidade de ditar o futuro da indústria automóvel, os júris deste concurso chamaram-no “elegância agressiva”, basta olhar para o carro para se perceber o porque de tamanha descrição.

Este prémio foi fruto de uma inovação que realmente mudou o futuro da indústria automóvel, como aconteceu na corrida 24 de Le Mans de 1953.
O motor do Jaguar C-X75 neste concurso foi projectado para ter uma potência hibrida a base de turbinas, um novo passo para o grande caminho a percorrer na redução do consumo de combustíveis fosseis e poupar o meio ambiente, mas infelizmente (não tão drástico), o grupo jaguar au anunciar a produção limitada deste protótipo que fez tanto furor abandonou a ideia inicial de produzir o motor com uma potência de turbinas pois esse fantástico feito levaria um maior tempo de produção sendo que o grupo Jaguar pretende lançar o C-X75 em 2013.

Mas com certeza o protótipo não será esquecido e a ideia de um motor com base em Turbinas é mais uma porta aberta para alternativas viáveis às fontes de energia convencionais.

Saudações Felinas.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012


Jaguar no 24 Horas de Le Mans


24 Horas de Le Mans é comumente conhecida como o grande prémio de endurance e eficiência onde tudo é posta a prova, o carro, os condutores a equipa e outros condicionantes. O objectivo é testar a capacidade dos fabricantes de construir carros confiantes e eficientes que tenham a melhor aerodinâmica e estabilidade em altas velocidades, até 1980 havia uma equipa de apenas dois pilotos mas as regras foram alteradas passando a ser obrigatório haver pelo menos três condutores que não podem conduzir por mais de 4 horas consecutivas e 14 horas no total.
A primeira corrida foi realizado de 26 a 27 de maio em 1923 perto duma cidade em França que dá o nome a corrida (Le Mans), deste então a corrida tem sido realizado anualmente no mês de Junho (normalmente na segunda semana) com excepções que ocorreram em 1956 e 1968, no primeiro caso a corrida foi realizada em Julho e no segundo caso a corrida foi realizada em Setembro devido as turbulências politicas na época em França.
Mas como o tema do assunto é a Jaguar vamos directo ao ponto, o Jaguar ganhou 6 vezes estar esta grande corrida e vou postar em baixo as datas da façanha, a imagem e o modelo do Jaguar e o nome dos condutores.

1 – 1951
A primeira vitória da marca Jaguar contou com a resistência da dupla Peter, Peter Walker e Peter Whitehead num fabulo Jaguar XK120-C.


2 – 1953
A segunda vitória foi ganha ao comando dos condutores Tony Rolt e Duncan Hamilton graças ao Jaguar C-Type que foi uma evolução do Jaguar XK120-C construído com painéis de alumínio mais leves e mais finos e um tanque de combustível de borracha, equipado com três carburadores Webbers com duplo afogador este carro foi um furor na época, mas a verdadeira inovação estava escondida: freios a disco nas quatro rodas.


3 – 1955
Anos de ouro da Jaguar que dois anos depois volta a ganhar desta vez com Mike Hawthorn e Ivor Bueb conduzindo um Jaguar D-Type que foi o sucessor o C-Type.

4 – 1956
E logo no ano seguinte foram os condutores Ron Flockhart e Ninian Sanderson que ainda condoíam o Jaguar D-Type deram a vitória a marca Jaguar.


5 – 1988
Depois de muitos anos sem ganhar nada coube a tripla Jan Lammers, Johnny Dumfries e Andy Wallace sobre de um magnífico Jaguar XJR-9 LM trazer mais uma vitória a Jaguar.


6 – 1990
E por fim em 1990 John Nielsen, Price Cobb e Martin Brundle conquistaram a ultima vitória do Jaguar no 24 Horas de Le Mans no comando de um Jaguar XJR-12.


E assim se conta a história da Jaguar nas corridas Le Mans, mas como a história contínua aguardamos que mais vitórias surjam um dia.

Saudações Felinas.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012


Jaguar XKR-S (Um sofá-avião)




Já aqui foi falado do Jaguar C-X16 que ainda continua a ser uma novidade mas a jaguar anúncio a dias a vinda de uma nova bomba, sem exageros, Jaguar XKR-5, literalmente um sofá-avião, esta beldade em apenas 4,4 segundos é capaz de ir dos o aos 100 Km/h tudo conjugado com uma estabilidade e conforto equiparado a estar sentado no seu sofá, sem muitos complexos é capaz de atingir os 285 km/h num abrir e fechar de olhos sendo que a sua velocidade máxima é 300 km/h



Os seus 550 cavalos encarregam-se de lhe atribuir uma potencia de avião e o controlo do diferencial reprograma a sua tracção, agilidade e estabilidade nas curvas fazendo dele um sofá ambulante. 
Mas como não estamos a falar apenas de um sofá mas sim de um carro dos audazes e ferozes o Jaguar XKR-S ainda nos oferece um ecrã táctil que permite controlar a grande maioria das funções do automóvel (sistema áudio, sistema de telemóvel por Bluetooth, navegação por satélite e o ar condicionado automático), para não falar da câmara de estacionamento invisível que esta na tampa da bagageira do carro apoiado com sensores a frente e atrás.





Consegue ver a câmara? (eu avisei que era invisível)



Com um design fascinante como a marca Jaguar nos tem habituado, abrilhantado com um toque desportista e aerodinâmica futurista, até a minha alma se deslumbra só de olhar.

Mas se quiser comprovar o que esta máquina é capaz de fazer basta ir ao site oficial da Jaguar e ir para a pista é um experiencia realmente prazerosa.


Mais uma imagem linda do Jaguar XKR-S, vale a pena olhar outra vez.


Saudações Felinas