O
Caminho do Jaguar C-X75 parte 2
Decide fazer este esclarecimento porque acho
que é uma história de bastante interesse para se perceber o caracter grandioso
da proposta da Jaguar. Se preferirem podem começar a ler em directo ao ponto
caso não gostão muito de história.
· Pura História.
Os primeiros carros movidos a turbina foram
criados pelo Rover e pelo Chrysler.
Tudo começo com um pedido ultra-secreto do
governo Britânico a grande marca Rolls Royce em 1938 depois da declaração da
Segunda Grande Guerra, o pedido consistia em ajudar uma empresa chamada Power
Jets Limited a por em prática um projecto brilhante de turbinas que não tinham
capacidade de executar, tal pedido terá sido recusado pois a Rolls estaria
muito atarefado na construção do Merlin V12 que era um motor usado naquele que
se tornou o avião caça-bombardeiro britânico mais famoso da segunda guerra
mundial, o Spitfire, então o governo Britânico contactou a Rover que aceitou de
pronto e assim depois de algumas controvérsias entre o Rover e a Power Jets
Limited nasceu em 1948 o primeiro carro movido a turbina o JET1 (foto em baixo).
Já a Chrysler em 1963 apresentaram o furor da
época (em baixo).
Chrysler e sua turbina. |
·
Directo ao Ponto
“A base é formada por duas turbinas, a
primeira é encarregada de comprimir o ar e empurrá-lo para uma câmara de
ignição (ou "combustor") cheia de combustível. A mistura explosiva de
combustível e ar se expande rapidamente para uma turbina de segundo estágio,
movendo o compressor, que está girando no mesmo eixo (o primeiro estágio,
usando 10% da potência gerada) e uma transmissão de uma só marcha que move o
carro (segundo estágio, usando 90% da potência).”
Pontos positivos e negativos de um motor
movido a turbinas.
Positivos
1.
Simplicidade da turbina;
2.
É menor que um motor de pistão;
3.
Pesa menos e tem 80% menos peças;
4.
Menos susceptível a vibração;
5.
É movido a qualquer líquido ou gás inflamável
(de álcool a óleo de amendoim);
6.
Os gases produzidos são frios e limpos.
Negativos
1.
Consome muito combustível
Este ponto negativo é o grande e único
problema significativo dos motores desse tipo, mas o protótipo do Jaguar C-X75
em princípio ultrapassaria esse pequeno grande pormenor, vamos esperar que o
projecto não se perca porque um motor movido a turbinas tem imenso potencial,
mesmo a nível de velocidade, em 1959 JET1 (falamos na Pura História) era capaz
de atingir uma velocidade máxima de 243km/h e se for o Jaguar a desenvolve-lo seria
levar avante um passo já dado pelo felino.
Saudações Felinas
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