Swallow
Sidecars o antepassado da Jaguar
Prosseguindo com a
história começada em o(s)
criador(es) da marca Jaguar,
vamos agora falar do antepassado desta grande marca, desta forma aconselho
vivamente a
leitura daquele que foi um
dos primeiros posts.
Tudo começou com William
Walmsley numa garagem de Blackpool (Inglaterra) onde ele contava com ajuda
de sua irmã e sua esposa.
Inicialmente era um hooby
lucrativo depois se tornou num verdadeiro negócio, pois Walmsley projectou e
construiu sidecars aproveitando-se de excedentes de motocicletas do exército.
A Swallow Sidecars Company
só nasceu verdadeiramente em 1922 quando um cliente entusiasta tornou-se seu
sócio.
Com um capital de 1.000£ (libras), numa garagem em Bloomfield
Road, Blackpool a empresa rapidamente começou a dar nas vistas pois o design
desportivo e a aparência de um mini dirigível Zeppelin marcava fortemente a
diferença se compararmos os sidecars da época com os sidercars do antepassado
da Jaguar.
Sem
surpresas, as vendas começaram a aumentar exponencialmente e em 1926 a estreita
garagem de 12 trabalhadores tornou-se numa fábrica agora com 30 trabalhadores e
novas instalações ainda em Blackpool, tudo isto devesse em grande parte ao
grande espirito empresarial, estilo inconfundível, mente sonhadora e carácter ambicioso do cliente que se tornou sócio, Sir
William Lyons.
William Walmsley |
O caminho
da empresa começou a mudar, passando a fazer carroçarias para carros, mas
mantendo a produção dos sidecars e em 1927 o Austin Seven Swallow é apresentado
ao público e um novo nome surge, Swallow Sidecar and Coachbuilding Company
(Swallow Sidecars e carroçarias companhia).
Sendo que
a maior parte das receitas da empresa provinham do negócio com os carros em
1931 são introduzidos os primeiros SSI e SSII e a empresa volta a mudar de nome
para Swallow Coach building Company (Swallow carroçarias companhia), enquanto
isso as vendas continuavam a aumentar até a eclosão da Segunda Guerra Mundial
atingindo mais de 500 por semana, sendo que em 1934 foi criado a S.S. Cars Ltd
para assumir a responsabilidade exclusiva da produção de carros.
Durante a
Segunda Guerra Mundial a empresa deu um grande contributo, construindo caixas
de sidecars para as forças armadas, fabrico e reparação de peças de aeronaves e
produção de reboques.
O
pós-guerra marcou o início e o fim, pois a parte da empresa que era responsável
pela produção de sidecars a Swallow Coach building Company foi vendida a uma
empresa que se chamava Helliwell Group, passando por outras mãos até os
sidecars praticamente desaparecerem e finalmente a S.S. Cars Ltd muda de nome
para Jaguar Cars Ltd para se evitar a conotação negativa da expressão SS que durante a segunda guerra mundial ficou associado a uma organização paramilitar ligada ao partido nazi.
E assim
acabou o que era da Swallow Sidecars Company e
começa verdadeiramente a grande era dos Jaguares.
Saudações Felinas
Jaguar X-C75, A nova geração. |
Saudações Felinas
Sem comentários:
Enviar um comentário