JAGUAR XJ13
Projectado para a grande corrida 24
horas Le Mans de 1968, este Jaguar nunca chegou a entrar nas pistas e com
um misto de pouca sorte e ironia do destino o Jaguar XJ13 nem sequer chegou a
linha de montagem em massa, esses factos tornaram o XJ13 o único e singular
exemplar em todo mundo que só pode ser visto nas exposições no Jaguar
Heritage Museu ou em outros eventos organizados pela marca.
Já aqui falamos de outra lenda que é um clássico
no mundo automóvel, o Jaguar
XJ220, mas quando falamos do Jaguar XJ13 o foco do assunto direccionasse
mais para o seu percurso, pois além de ser um clássico este único e lendário automóvel
tem uma história deveras interessante que desperta a curiosidade daqueles que
um dia ficaram a espera das suas aparições ou daqueles que ouvem falar dele.
Por ironia do destino o Jaguar XJ13 não pode cumprir
o propósito para a qual foi projectado, quase foi destruído na produção de um
anúncio e em mais duas peripécias da vida sofreu danos sérios em toda a sua
estrutura.
Aconselho a lerem ou relerem um artigo aqui
no blog onde faço uma analisa pormenorizada do percurso da marca jaguar no Le
Mans, ao fazerem isso perceberam que a marca Jaguar de 1951 a 1956 teve uma
época de ouro, dominava e vencia quase todas as provas do 24
horas de Le Mans o caminho de glória só foi desviado quando os regulamentos
desta celebre corrida foram alteradas sendo que a modificação mais prejudicial
para a marca foi a estipulação de um limita máximo de 3 cilindros para os
automóveis que participariam na competição sendo que já o famoso Jaguar
XK e o ilustre C-Type
utilizavam motores de 6 cilindros.
Motor V12 do Jaguar XJ13 |
Projecto Secreto
O Jaguar XJ13 foi arquitectado em segredo
exclusivamente para o Le Mans começou a ser preparado em 1960 e só foi testado
nas pistas em 1967, este jaguar completamente diferente dos grandes C e D
Type era uma grande promessa.
Um dos factores que tornam este carro tão peculiar
é o seu motor V12 (motor de combustão interno com 12 cilindros dispostos em
forma de “V” que no fundo são dois motores de 6 cilindros unidos pela parte
baixa) outro factor carismático é a influência estética do Ford
GT40.
Jaguar XJ13 |
O Triste Fado
Depois dos testes nas pistas onde bateu todos
os recordes o Jaguar XJ13 foi para uma garagem pois com as já ditas mudanças
nos regulamentos tornou-se num automóvel obsoleto para a corrida mas os engenheiros
da marca
dos reis continuaram a trabalhar no motor V12 para que entrasse na terceira
geração do E-Type.
Em 1971 o Jaguar XJ13 saiu da garagem para
ser o protagonista de um anúncio publicitário, tal aparição foi catastrófica pois
com o propósito de tirar uma fotografia em alta-velocidade um dos pneus
estourou e o XJ13 quase foi destruído por completo.
Depois de ser reparado o XJ13 passa a fazer esporádicas
aparições em exposições e eventos onde por vezes era submetido a conduções estáticas
ou demonstrações estáticas, numa dessas conduções um dos motores e por sinal o
mais potente foi destruído provavelmente devido ao excesso de rotação, como se
não bastasse e para completar o triste fado deste Jaguar um dos seus
dispositivos foi perfurado num pequeno acidente numa calçada.
Jaguar XJ13 |
O Regresso Eterno como uma Lenda
Depois de todos os contratempos o mecanismo
do Jaguar XJ13 foi reconstruido, o corpo redesenhado e o chassi reparado ao máximo,
desta forma, o carro tornou-se uma lenda única e não só, o Jaguar XJ13 é um dos
automóveis mais atraentes visualmente de todos os tempos, caso não tivesse tido
tantos problemas não seria tantas vezes retocado até a perfeição que é
actualmente e provavelmente não seria único.
Jaguar XJ13 |
Jaguar XJ13 Motor V12 |
Jaguar JX13 |
Saudações Felinas
Sem comentários:
Enviar um comentário